
“Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai”. (2 João 4)
O apóstolo João escrevendo a sua segunda carta a “senhora eleita e a seus filhos, demonstrava sua alegria pela forma exemplar e testemunho excelente que davam. Eles estavam convictos da necessidade de que caminhar na verdade era necessário, testemunhando essa verdade, de tal forma que a relação da igreja com o mundo ficasse marcada. Essa marca caracterizava a real função da igreja de Cristo: fazer diferença no meio na qual está inserida vivendo e pregando a verdade. O apóstolo João nos convida a acreditar que Cristo preparou a sua igreja para uma importante missão na qual será grandemente utilizada. Por isso, foi-lhe outorgado o poder de ser vitoriosa e triunfante, preparada de tal forma que, “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). Quando nos tempos modernos alguns dizem estar faltando à igreja identidade ética João, ao saudar à igreja de forma singular afirma que era notório perceber que o amor era uma característica presente na vida da igreja; a verdade era uma característica presente na vida da igreja; a graça e a misericórdia da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo, eram características presentes na vida da igreja. As afirmações são baseadas na forma como João expressa a sua alegria. O caráter dos crentes e a conduta das suas vidas andando na verdade, demonstravam um viver prático do cristianismo que nos movem a viver os mandamentos e obediência a Deus. Atitudes que precisam estar presentes na vida dos crentes. João estimula a “senhora eleita e a seus filhos” a continuarem demonstrando hospitalidade, exemplo que deve ser seguido: receber bem os novos irmãos permitindo sua participação com seus dons e talentos para crescimento do reino de Deus. Devemos como igreja de Jesus Cristo ter as nossas vidas espelhadas no exemplos dos nossos irmãos do passado (homens do qual o mundo não era digno), e recebermos da parte de Deus o que eles receberam. Receberam a graça, favor imerecido de Deus manifesto a todos os pecadores. Receberam a misericórdia, expressada na compaixão de Deus por nós. Receberam a paz que excede a todo o entendimento e reina no coração dos que passam a caminhar na verdade.
Pr. Renée Barbosa da Silva
Acompanhe no YouTube
